quarta-feira, 11 de abril de 2012

DEVOÇÃO À DIVINA MISERICÓRDIA



Promessas de Nosso Senhor a Santa Fustina
Quem é SANTA FAUSTINA?
Nasceu na Polônia, a 25 de Agosto de 1905.  Entrou na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, exercendo várias funções: cozinheira, jardineira e porteira.
Eis a missão que lhe foi confiada: recordar a verdade sobre o amor misericordioso de Deus, transmitir novas formas de culto à Misericórdia Divina e inspirar um movimento de renovação religiosa no espírito evangélico de confiança absoluta em Deus e da prática das obras da caridade cristā.
Obedecendo ao seu diretor espiritual, escreveu o Diário onde relata aquilo que Jesus lhe revelou sobre a Miresicórdia.
Faleceu a 5 de Outubro de 1938, em Cracóvia.
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II a 18 de Abril de 1993 e canonizada a 30 de Abril de 2000.

1- A IMAGEM: “JESUS, EU CONFIO EM VÓS!”
“Os dois raios representam o Sangue e a Água: o raio pálido significa a Água que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas… Estes dois raios brotaram das entranhas da Minha Misericórdia, quando na cruz o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança. Esses raios protegem as almas da ira de Meu Pai. Feliz aquele que habitar ao abrigo desta irradiação, porque a mão da Justiça de Deus não o atingirá”. (Diário, 299) (*).
PROMESSAS DE NOSSO SENHOR
“Eu prometo que a alma que venerar esta Imagem não se perderá. Prometo ainda mais: a vitória sobre os inimigos já aqui na Terra, e especialmente à hora da morte. Eu mesmo defenderei essa alma como a Minha própria glória”. (Diário, 48).
“O Meu olhar, nesta Imagem, é o mesmo que Eu tinha na cruz. Ofereço aos homens um vaso, com o qual devem vir buscar graças à Fonte da Misericórdia. Esse vaso é esta Imagem com a legenda: “Jesus, eu confio em Vós!”. (Diário, 326, 327).
2- FESTA DA MISERICÓRDIA
“Desejo que no primeiro Domingo a seguir à Páscoa se celebre a Festa da Misericórdia” (Diário, 299).
“Quem nesse dia se aproximar da Fonte da Vida, alcançará o perdão total das culpas e dos castigos”. (Diário, 300).
3- PRATICAR A MISERICÓRDIA
Quem quiser receber a Misericórdia de Deus, tem por sua vez, de praticá-la para com o próximo. Jesus disse:
“Mesmo a fé mais forte de nada serve sem obras”. (Diário, 742).  “Se a alma não praticar, de um ou de outro modo, a misericórdia, não há-de alcançar a Minha no dia do Juízo”. (Diário, 1317).
4- ANUNCIAR A MENSAGEM DA MISERICÓRDIA
“Todas as almas que louvarem a Minha Misericórdia e divulgarem a sua veneração, incitando outras a confiar n’Ela, na hora da morte não sentirão pavor. A Minha Misericórdia defendê las-á nesse combate final…”. (Diário, 1540).
A base da espiritualidade e do apostolado da Misericórdia Divina consiste na confiança filial no Pai Misericordioso e no anúncio do Evangelho da Misericórdia pela palavra e pelo testemunho do amor activo para com todos.
5- ORAÇÃO ÀS TRÊS HORAS DA TARDE – (HORA DA MISERICÓRDIA)
“Às três horas, implora a Minha Misericórdia, de modo especial pelos pecadores”. Ao menos durante um momento, concentra-te na Minha Paixão, particularmente no Meu abandono durante a agonia. Esta é a Hora da grande Misericórdia para todo o mundo… Nesta hora, não hei-de recusar nada à alma que Me implore pela Minha Paixão”. (Diário 1320).
6- COROA (OU TERÇO) DA MISERICÓRDIA
“As almas que rezarem esta Coroa (Terço) serão envolvidas pela Minha Misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte”. (Diário 754).
COMO SE REZA A COROA?
+ Utilizamos o Terço comum. Em vez de meditar nos Mistérios do Rosário, meditamos na Paixão e Morte de Jesus Cristo por nós.

+ Iniciamos com o sinal da Cruz e rezamos um Pai Nosso e uma Avé-Maria.

+ Segue-se o Credo (ou Símbolo dos Apóstolos):

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amen.
  
+ Rezamos cinco dezenas. Nas contas grandes, em vez do Pai Nosso, rezamos:

“Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Vosso muito Amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, / em expiação dos nossos pecados e dos pecados de todo o mundo”. 

+ Nas contas pequenas, em vez das Avé Marias, rezamos:
“Pela sua dolorosa Paixão, / tende misericórdia de nós e de todo o mundo”. 

+ Rezamos deste modo as 5 dezenas, sem dizer o Glória ao Pai…, como no Terço a Nossa Senhora.

+ Depois da quinta dezena, dizemos três vezes:
“Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, / tende piedade de nós e de todo o mundo”.

7- ATO DE CONSAGRAÇÃO A JESUS MISERICORDIOSO
Ó Misericordiosíssimo Jesus, infinita é a Vossa Bondade e inesgotáveis os tesouros da Vossa graça. Eu confio inteiramente na Vossa Misericórdia que está acima de todas as Vossas obras. Consagro-me a viver inteiramente no brilho explendoroso de graça e amor que brotaram do Vosso Sagrado Coração na Cruz.  Desejo imitar a Vossa Misericórdia praticando as obras de misericórdia espirituais e corporais, particularmente pela conversão dos pecadores, e dando auxílio, coragem e consolação a todos os que são pobres, infelizes ou doentes. Eu me entrego e abandono totalmente à Vossa Misericórdia, para que cuideis de mim como Vossa pertença e Vossa Glória. Tudo receio da minha fraqueza, mas tudo espero da Vossa Misericórdia. Fazei que toda a humanidade conheça o abismo insondável da Vossa Misericórdia e que ponha toda a sua confiança em Vós e Vos adore para sempre. Amen.

Jesus, eu confio em Vós!”
***
Eterno Deus cuja Misericórdia é infinita e cujo tesouro de compaixão não tem limites, olhai-nos propício e aumentai a Vossa misericórdia para connosco, para que nos momentos difíceis não desesperemos nem desanimemos mas, com grande confiança, nos conformemos à Vossa Santíssima Vontade, que é o Amor e a própria Misericórdia. (Diário, 950).
“Ó SANGUE E ÁGUA QUE BROTASTES DO CORAÇÃO DE JESUS COMO FONTE DE MISERICÓRDIA PARA NÓS, EU CONFIO EM VÓS!”. (Diário, 187).

08. Ladainha da Divina Misericórdia

Ladainha da Divina Misericórdia

Senhor, tende Piedade de nós!
Jesus Cristo, tende Piedade de nós!
Senhor, tende Piedade de nós!
Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!
Deus Pai do Céu! Tende de Piedade de nós!
Deus Filho Redentor do mundo! Tende de Piedade de nós!
Deus Espírito Santo! Tende de Piedade de nós!
Santíssima Trindade, que sois um só Deus! Tende de Piedade de nós!
Misericórdia Divina, que brota no seio do Pai, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, atributo máximo de Deus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, mistério insondável, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte que brota no mistério da Santíssima Trindade, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nenhuma mente, nem humana, nem angélica pode perscrutar, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, da qual provém toda a vida e felicidade, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, mais sublime do que os Céus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte de milagres e prodígios, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que envolve o universo todo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que desce ao mundo na Pessoa do Verbo Encarnado, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que brotou da chaga aberta do Coração de Jesus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, encerrada no Coração de Jesus para nós e sobretudo para os pecadores, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, imperscrutável na instituição da Eucaristia, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na instituição da Santa Igreja, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, no Sacramento do Santo Batismo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na nossa justificação por Jesus Cristo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos acompanha por toda a vida, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos envolve de modo particular na hora da morte, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos concede a vida imortal, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos acompanha em todos os momentos da vida, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos defende do fogo do inferno, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na conversão dos pecadores endurecidos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, enlevo para os Anjos, inefável para os Santos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos eleva de toda miséria, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte de nossa felicidade e alegria, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que do nada nos chama para a existência, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que abrange todas as obras das Suas mãos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que coroa tudo que existe e que existirá, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na qual todos somos imersos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, doce consolo para os corações atormentados, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, única esperança dos desesperados, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, repouso dos corações, paz em meio ao terror, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, delícia e êxtase dos Santos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que desperta a confiança onde não há esperança, eu confio em Vós.

Oremos: Ó Deus Eterno, em quem a misericórdia é insondável e o tesouro da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós a Vossa misericórdia, para que não desesperemos nos momentos difíceis, nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande confiança à Vossa Santa Vontade, que é Amor e a própria Misericórdia. Amém.
(Extraído do Diário da Ir. Faustina 949-950)

Nenhum comentário:

Postar um comentário