domingo, 1 de abril de 2012

SOFRIMENTO DE JESUS

Porque tanto sofrimento assim?

   Meu coração compadece de te Meu SENHOR e meu MESTRE.

Esta semana vamos refletir sobre este sofrimento de JESUS, e refletir sobre a nossa vida.

o ano passado refletimos a narração do evangelista Mateus, ele era um judeu convertido chamado por JESUS para ser um dos apóstolos da SUA igreja, deparou com uma tarefa imensa. Seus compatriotas esperavam (como ele também um dia ) que o Messias fosse um libertador politico que finalmente expulsaria  os romanos do meio deles.

   Mas depois de aprender com JESUS que o Reino não era como os outros (terenos),mas estava fundamentado no amor ao próximo,procurou convencer seus patrícios de que JESUS era o Messias esperado. Ele fez seguidamente ligando os fatos da vida de JESUS ás profecias sobre o Messias.

     Em todo seu evangelho, após a narração de um milagre, de uma instrução,de um acontecimento, cita  implícita ou explicitamente uma passagem Bíblica do Antigo Testamento. Como escrevia para uma comunidade de Cristãos, vindos do judaísmo, tardou a  mostrar JESUS falando sobre o novo Reino. sua origem,natureza e seu crescimento.

      Curiosamente, Mateus coloca na boca do oficial e dos soldados romanos (impuros, conforme a lei). o importante ato de fé: Verdadeiramente, este homem era filho de DEUS! Isto revela o trabalho de catequese da comunidade de Mateus para convencer os compatriotas que o Reino pregado por JESUS se dirigia a todos, indistintamente. Mas um ano se passa, hoje refletimos o evangelho de São Marcos: Com folhas nas mãos, o povo de jerusalém saúda  alegremente JESUS, à medida,  que ele entra na cidade. Além de JESUS, outro preeminente personagem deste Evangelho é o jumentinho.

   Até ai JESUS ensina como deve ser o nosso comportamento :JESUS escolhe um animalzinho  para SUA entrada triunfal em jerusalém: sem beleza aparente, mas de grande força.

Este Evangelho nos ensina que posição devemos tomar diante do plano de SALVAÇÃO. Será que buscamos somente a beleza externa, vemos tudo isto como uma história que vem sendo contada anos após anos, e que aconteceu e repeti a 2012 anos e não deixamos ser usados por JESUS naquilo que é realmente necessário para que o Reino de DEUS aconteça no meio de nós ?...... 

     Vamos concluir nosso proposito quaresmal com um objetivo, de fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que no ano que vem nós possamos nos orgulhar ao dizer o mundo está melhor porque eu lutei para que tudo isto acontecesse.


  
                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário