segunda-feira, 15 de junho de 2020

HOMILIA DO PE. WAGNER Nº 69


PARTE DA HOMILIA DO WAGUINHO DE 10/06/2020
(Este é um apanhado geral da homilia. Há trechos resumidos e muita coisa foi suprimida no resumo. Para conhecer a homilia toda, veja o vídeo)

Depois de recontar a primeira leitura, em que Deus manda um fogo para queimar o holocausto e o povo finalmente acredita no Deus verdadeiro.
1- Nós não podemos nos dividir entre Deus e o mundo. Temos que lutar para que isso não aconteça. Deus não quer dividir você com satanás. Eu me lembro de um fato acontecido em São José dos Campos, há 10 anos atrás. Uma mulher havia se convertido ao catolicismo e os irmãos foram à casa dela evangelizar, foi uma coisa bonita. Rezaram o terço, ela começou a ir à missa com a família (quando a mulher se converte, os demais da família a seguem). O pessoal da Igreja ajudou a família no que faltava, a casa foi reformada, conseguiram emprego para um dos da família etc. .
Uns dois meses depois foram visitar a casa alguns ministros e encontraram um Buda em cima da geladeira. Disseram para a mulher que Deus não gosta que as pessoas misturem nossa religião com outras, e ainda mais não-cristãs. Devemos respeitar as demais religiões, mas não combina um católico ter um Buda sobre a geladeira.
Tem gente, por exemplo, que mistura catolicismo com espiritismo. Espiritismo não tem nada a ver com catolicismo. Tem que decidir de que lado do muro você quer ficar. Não dá pra ser católico e espírita ao mesmo tempo. Nós não acreditamos na reencarnação, por exemplo, que é uma doutrina espírita. Tem católico que tem em sua casa muitos livros espíritas, como o “Evangelho de Alan Kardec”. Essa “salada” de religião não agrada a Deus. Tem que mudar! A graça do Espírito Santo tem que agir em você. É isso que a Palavra de Deus diz pra nós hoje. Não dá pra ser de Baal e de Deus ao mesmo tempo. Não dá pra ser quente e frio ao mesmo tempo.
O ministro mostrou também uma ferradura na parede. A mulher disse que aquilo não tinha nada a ver, que tinha sido deixado ali pelos antepassados dela. Aí o ministro perguntou à mulher se seu esposo havia tido outras namoradas antes dela, e ela disse que teve várias. Aí o ministro perguntou à mulher se ela iria gosta se ele trouxesse as fotos delas na carteira. A mulher disse que não ia gostar, pois ela agora era a única. Então o ministro disse: se a senhora acharia ruim se o seu marido guardasse fotos de namoradas antigas na carteira, pondo em dúvida o amor pela senhora, é preciso saber que Jesus também acha ruim que a senhora guarde lembranças de divindades pagãs que não combinam com o amor verdadeiro a ele. A carteira, no caso, é a sua casa. E aqui há várias coisas de outras crenças que a senhora tinha antes de se tornar católica. Jesus tem “ciúmes “ de nós e não tolera isso. Mostre o seu amor a Jesus jogando fora tudo o que não pertence a ele nesta casa e em sua vida, como ocorreu com a senhora e seu marido, que não guarda mais nenhuma foto de namoradas antigas. Jesus é apaixonado por nós e não quer que dividamos o nosso amor por ele com outras divindades que nem existem. A mulher jogou fora tudo o que contrariava sua nova fé em Jesus.
Ou você é 100% de Jesus, ou você precisa repensar a sua vida e fazer uma “faxina” de tudo o que contraria o amor de Jesus, em sua casa.

2- O povo do Antigo Testamento, na leitura de hoje, só acreditou depois de um grande prodígio (em que Elias preparara um altar com lenhas verdes e encharcado de água e Deus mandou seu fogo consumir tudo). Teve que descer fogo do céu para a turma acreditar. Há muitas pessoas, vocês conhecem, eu conheço, que vivem correndo atrás de milagres, sinais, prodígios, aparições e videntes. Isso é algo muito perigoso.
Eu conheço um senhor que morava em frente à igreja mas nunca foi numa só missa, embora fosse sempre a Aparecida. Que esquisito! Se você não frequentar sua igreja, o Santíssimo, dificilmente vai encontrar Jesus em outros lugares. Nós temos que encontrar Deus na capela do Santíssimo, na igreja em que resolvermos frequentar, na muitas vezes na esquina de nossa casa. Você tem que escolher uma igreja e frequentá-la. Seria melhor a igreja de seu bairro. Sempre haverá pessoas de quem você não vai gostar. Fugir de uma igreja para outra por causa das pessoas é errado. Você tem que enfrentar as dificuldades. Para fugir de problemas, talvez você precisasse ir até Marte ou Júpiter, mas mesmo lá talvez você vá encontrar problemas.
Nós temos que ter uma comunidade, um bairro. Precisamos ter raiz. Podemos, sim, frequentar outras igrejas, mas temos que estar arraigados no nosso bairro, na nossa igreja. Precisamos deixar de irmos atrás de videntes, aparições e coisas desse tipo, e nos arraigarmos numa comunidade. Precisamos parar de ficar procurando videntes e aparições aqui e ali. Onde aparece algum, a pessoa vai. Se aparece outro, vai. Isso não é correto. Eu desconfio muito de quem não acha Deus em sua própria paróquia. Desconfio muito de quem só acha Deus em Fátima, na Canção Nova.... ihhhh..... “fé de mais não cheira bem”.
Você não precisa ir atrás de aparições. Você tem o Deus poderoso na esquina da tua casa! Que te escuta a qualquer momento, que te escuta a toda hora! É muita falta de fé não acreditar que Jesus está presente no sacrário da nossa paróquia, em todos os sacrários da terra, e essa será a festa que celebraremos amanhã, Corpus Christi...
Em vez de ficar chorando suas pitangas por aí, vá chorar diante de Jesus no Sacrário! Devemos ver o que o Espírito Santo está falando para nós. O Senhor está presente em nossa igreja, presente em nosso bairro... Há muitos que estão reclamando de ficarem sem a Eucaristia, que nunca vi antes na capela do Santíssimo! Tudo mentira! Será que você acredita mesmo na presença de Jesus na Eucaristia?
É pecado ficar colocando Deus à prova. “Não tentarás o Senhor teu Deus. A gente tenta Deus quando fica precisando de milagres e sinais para acreditar. “Se o padre falar meu Cpf, meu nome.... “. Para quem acredita não é necessária nenhuma prova.
Dizia Marther Luter King: “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário ver a escada toda. Apenas dê o primeiro passo”.
Se Deus falou, tá falado. Se eu acredito em Deus, não preciso de provas nem sinais: nem nuvens, nem pintura na parede, nem outras coisas. Veja bem: Deus nos dá sinais, mas não podemos ficar tentando a Deus, pedindo sinais. Se Deus falou, está falado, não preciso de provas, pois a palavra dele já é suficiente e a bíblia diz que Deus não é homem para mentir.
São Padre Pio fazia muitos milagres. Não tinha tempo nem para dormir. A multidão o procurava. Não tinha tempo pra nada. Suas mãos tinham as chagas de Jesus. Ele às vezes dava apenas uma bênção simples com as mãos e as pessoas ficavam curadas.
Certo dia, três jovens resolveram brincar com o padre Pio. Se fingiram de aleijados. Dois deles carregaram um terceiro que se fingiu de paralítico e foram até o padre Pio. Falaram com ele, no meio da multidão. O padre Pio só olhou, não falou nada, seguiu adiante. Os jovens riram muto, mas o que estava deitado não conseguiu se levantar: ficara paralítico. Foram atrás do Padre Pio , que fez um sinal da cruz e o rapaz voltou a ser normal, se arrependendo da brincadeira de mau gosto. Fora castigado, mas aproveitou o castigo para mudar de vida, graças ao Padre Pio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário