sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A OVELHA PERDIDA









A ovelha perdida de Lc.15,4-7 está no contexto  das três parábolas da misericordia: perdida,
(a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho prodigo)


 Neste contexto a ovelha perdida
é o pecador e o pastor é o próprio DEUS que está buscando o seu filho perdido. 


Em Mt18,1-4  encontramos os ensinamentos de JESUS sobre a igreja em relação aos relacionamentos dos irmãos , onde ELE explana sobre o desejo desordenado de ser maior que os outros irmãos, e o escândalos dos mais crescidos na fé que provoca a queda dos mais pequeninos, a própria parábola da ovelha, a correção fraterna, a oração em comum, e o perdão das ofensas,ilustrado pela parábola do servo cruel


A ovelha que se perde é o irmão que se afasta e o pastor não é DEUS mas os outros irmãos que devem cuidar para que as ovelhas frágeis e pequeninas não se percam nesta difícil caminhada rumo aos eternos apriscos do REINO de DEUS.


      JESUS  realiza uma cura a beneficio do pagão ou da pagã, ELE cura a distância pelo poder de SUA Palavra, porque não era permitido Judeu entrar na casa do pagão.


A multiplicação dos pães foi feito em beneficio dos Judeus, a segunda é feita para o pagão.


Os sete cestos evocam as nações de Canaã e os sete diáconos helenistas "pessoas vindas de longe"Eles são os pagãos, E não deve ser reduzidos a comer as migalhas da mesa dos filhos do reino.


 Todas as parábolas, curas , são sinais do anuncio da vitória de sua libertação definitivamente como deixa claramente explicito


Isto foi um convite aos discípulos a irem além de suas preocupações materiais, para refletirem sobre o sentido da missão de JESUS iluminada pelos milagres. A cura do cego foi lenta e feita em duas etapas, para mostrar a dificuldade que as pessoas tem para "ver" quem realmente é JESUS de NAZARÉ:Levanta os olhos; Quem é JESUS ?


Por causa de SEU ensinamento e dos prodígios que realiza, pressente-SE a SUA personalidade Misteriosa. Só Pedro dá  a verdadeira resposta: TU és o CRISTO. 


Toda a incompreensão dos discípulos,sublinhada pelo próprio JESUS. Pedro não pôde fazer esta profissão de fé a não ser em virtude de revelação DIVINA.


A incompreensão dos discípulos;
não se refere a verdadeira personalidade de JESUS. Mas a respeito do mistério de SUA Morte. A aldeia é um Cristo-Rei antes de morrer escandaliza-os porque ignoram o que é a ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário