Na minha caminhada, tenho visto admiraveis exemplos de fé e de otimismo no seguimento de JESUS.
Mas tenho visto muita gente em crise, no dasalento, na falta de sentido e muitas vezes na desesperança.
Durante varios anos fiz contato pessoal com toda clase de pessoas.
Veio em mim: como pode, pregamos um Evangelho Cristão tão libertador, e ainda vivemos em um mundo de escravidão e opressão. As comunidades simboliza um rio de sofrimentos.
Minha reflexão
A corespondência entre o voto de pobreza e a area da mesa ou dos bens materiais é tão clara como a correspondência entre o voto da castidade e a area da familia ou da sexualidade.
E a obediência ?
Se levarmos em conta a teologia de Santo Tomás sobre define o estado religioso como " um holoscausto mediante o qual se oferece a DEUS a pessoa e todos os seus bens".
O holocausto é a culminação do culto.
O sistema de pureza, termina por observar o sistema de dom e de justiça.
Compartilhei estas reflexições e estas interrogações com muitos.
Posso dizer que vi muita falta de interesse de muitos, teve dois tipos de reações, um com medo e o outro com entusiasmo.
Talvez o entusiasmo leva a esquecer que existe dois tipos de parábolas. Algumas parábolas são o ópio: alienam, afungetam o compromisso. São como contos de fadas, fábulas, cantigas de ninar ou histórinhas divertidas. Outras são como arquilhão: fustigam, impelam, confortam, obrigam a decidir e a atuar.È assim as parábalas que JESUS conta, sobretudo tem a parábola que é o proprio JESUS.
Esta infinidade de oposições nos propociona um meio fabuloso de aprofundarmos às mensagens de DEUS.
O proprio JESUS utilizou-SE deste meio para explicar a SUA mensagem.
Vejamos em Lc 6,20-26 como ELE interõem as Bem-aventuranças do REINO de DEUS às maldições que recaem sobre os que não vivem segundo este REINO; ou em Mt 25,31-46 na parábola do JUIZO FINAL, ovelhas e cabritos, vindes benditos, me deste de comer e não me deste de comer, a vida eterna e o castigo eterno..... DEUS cita em Dt 11, 26-28 a benção para quem obedece e a maldição para quem não obedece.
Cada palavra referindo a doutrina Cristã está repleta de significado.
Quando André leva seu irmão a JESUS:
"JESUS fixando nele o olhar disse: " Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas".
Ah ! Quanto consolo eu sinto aqui "Simão-caniço;especie de bambu bem fino que é sacudido pelo vento; inconstante inseguro.
Ao encontrar JESUS: 'Será chamado Cefas " ao contrario de Simão- Rocha, firme, inabalavél, que não vai deixar levar por gualquer sopro.
Para sermos amigos de JESUS, precisamos ser firmes como uma rocha, quem for caniço não suportarara as tribulações e forças que se opõem ao caminho rumo ao PAI
Nenhum comentário:
Postar um comentário