quarta-feira, 7 de março de 2012

MARGINALIZAÇÃO OU EXCLUSÃO

Antes de JESUS vir ao mundo havia muita disputa de poder,muita exclusão, crianças e mulheres nem se fala, as mulheres e um animal acho que não tinha muita diferença, talvez o animal tivesse mais valor.
    Interessante que os Evangelhos dão duas genealogia de JESUS,feita para comprovar SUAS origens,.
A genealogia de JESUS foi para comprovar que ELE é realmente HOMEM, descendente de Adão, verdadeiro membro de SEU povo, isto é, descendente de Abraão.
    A pessoa fica considerando cada um dos antepassados como seu pai e sua mãe, JESUS por exemplo, era chamado de filho de DAVI.
Nem todos antepassados são anotados, mas apenas aquelas  considerados importantes pra afirmar a inidentidade da pessoa.
   Por exemplo: as mulheres não eram consideradas importantes, por seus filhos não levarem seus nomes Simplesmente por isso, elas não apareciam nas genealogia.
        Em Mt1-1,17, são ccitados os nomes de  cinco mulheres. E o que elas tinham de diferente das outras antepassadas de JESUS para ser lembradas ?
 TAMAR=  era uma viúva desamparada pela família do marido. Para fazer seu direito acontecer, parte para a prostituição
RAAB=   prostituta em Jericó, salva toda a família durante a conquista de Josué;apóia e protege os lideres do movimento.
RUTE=  estrangeira,viúva, precisava colher os restos da colheita nos campos. Dedicou toda sua vida ao amparo de outra viúva, sua sogra. Colocou sua honra em jogo para fazer valer seus direitos.
BARSABEIA=  é tomada adultera por Davi; mas dá a volta por cima e faz de seu filho rei de Israel
        A quinta mulher é MARIA =  Menina pobre,de uma aldeia de gente mal vista. Gravida antes do casamento,quase é rejeitada. Seu corpo é habitado plenamente pelo ESPIRITO.
    O PAI escolhe para ^MÃES de SEU filho, mulheres marginalizadas, sem voz nem vez, que colocam em risco a própria honra para conservar a dignidade de filhas de DEUS.
    A Palavra de DEUS nos ensina que a vida vem em primeiro lugar. A mulher que realizou isso de modo mais perfeito foi MARIA: Cedeu seu corpo para que nele se formasse o SALVADOR.
Não desanimando nem mesmo quando avisada de tudo que iria sofrer. Foi forte até o fim ( nem mudou de religião!!! ).
   MARIA é a garantia da humanidade de JESUS. Como nós, JESUS foi alimentado e agasalhado pelo corpo de uma mulher. Nasceu como ser humano. Foi educado com os valores de sua família.
   MARIA é conhecida como mãe do SENHOR antes mesmo que pudesse notar a gravidez,por outra mulher do povo.
    Com MARIA, JESUS fica disponível para  o Reino sem limite de espaço ou tempo.
   Maria está sintonizada com as necessidades do povo e com o projeto de DEUS, descrito na Palavra.
Ela estava presente do senacúlo, quando o ESPIRITO SANTO vem cumprir a promessa feita por JESUS, junto com os Apóstolos para que o ESPIRITO lhes tragam coragem e força. ELA foi a primeira que acreditou, e a primeira para chamar para a missão.
     Diante da noticia do Anjo Gabriel , ELA teve liberdade de escolha de sim ou não para assumir a missão de ser a mãe do SENHOR.
Por tudo isso que dissemos que ela é CO-REDENTORA com seu filho JESUS consideramos fundamental sua atitude, afinal sem a sua aceitação nada teria acontecido.
 O PAI não impõe a Salvação humanidade, mas apenas oferece, para termos a liberdade de nos comprometermos com ELE ou não.
   O sim de MARIA é o simbolo da liberdade humana. Cada um de nós , se quiser a vida plena, precisa renovar a cada dia o nosso sim ao chamado e projeto de DEUS.
 Nem o sim de MARIA e nem o nosso, são mais importante que o sacrifício de JESUS. O fósforo não é mais importante que o fogo.
    Contudo, não podemos desconsiderar a importância da nossa resposta ao chamado de DEUS. Dela, vai depender, não só a nossa salvação pessoal, mas de toda a humanidade.
Foi  através do sim de MARIA que chegou a Salvação para nós e é através de nós que a Boa Noticia vai chegando a todos os cantos do mundo.
       BEM AVENTURADA É AQUELA QUE ACREDITOU,


 PORQUE VAI ACONTECER O QUE O SENHOR LHE PROMETEU.
                                                           
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário