segunda-feira, 2 de julho de 2012

SANTA TERESINHA

       Eis porque sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo, Porque quando me sinto fraca, então é que sou forte.
                                                                                                                                      ( 2 Cor 12,10 )
Permita-me dirigir-lhe hoje
meu caríssimo amigo enfermo,
uma mensagem de força e coragem
baseada na experiência vivida de Santa Teresinha.
Uma grande lição que ela dá para todos nós e, principalmente,
a mim e a você, prezado amigo enfermo
é a fidelidade ao momento presente,
e a vivência atual com a abstração de tudo o mais,
sem evasão para o passado
e sem salto antecipado para o futuro.
Ela que sofreu tanto,
ela que morreu tão jovem, de uma doença tão dolorosa,
pedia a DEUS:
"Para o dia de hoje somente".


Quantas vezes o passado nos aflige,
quantas vezes o futuro nos atormenta,
nos amedronta,
principalmente quando estamos doentes.
Perguntamos com angustia:
Será que terei força bastante?
Será que vou aquentar?
Será que DEUS que dá força hoje
continuará a faze-lo no futuro?


A todas estas perguntas
que às vezes
são piores que nossa própria enfermidade,
Santa Teresinha dá-nos sua admirável resposta
Ei-la: A nós que corremos no caminho do amor,
nada nos deve atormentar.
"Se eu não sofresse de minuto em minuto,
ser-me-ia imposivel conservar a paciência,
escreve ela,
mas vejo apenas o momento presente;
esqueço o passado
e guardo-me cuidadosamente
de considerar o futuro


Escreve ainda:


"Pensar no que nos pode acontecer
de doloroso no futuro
é faltar com a confiança,
é como que meter-se a criar".


Suas confidências acham-se repletas
dessa preocupação única do momento presente.
"Sofro apenas de instantes em instantes;
é por se pensar no passado e no futuro
que surge o desânimo e o desespero...
Sofro de minuto em minuto....
Ele me dá a cada instante
o que posso suportar, nada mais....
Nosso Senhor me dá coragem 
na medida dos meus sofrimentos.
Sinto que neste momento não suportaria mais.
Contudo não tenho medo;
se os sofrimentos aumentarem
Nosso Senhor aumentará
a minha coragem ao mesmo tempo.
ELE não me faz pressentir a proximidade da morte,
mas sofrimentos bem maiores.
Todavia, não me atormento,
quero apenas pensar no momento presente....
                      ( História de uma alma)


                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário