Recusar qualquer gênero de trabalho ou de serviço que leve a sair de sua condição de pobre, mas aceitar qualquer forma de ação sacerdotal, apostólica ou de serviço compatível com sua condição de pobre e que não o coloque numa situação superior a seu meio.
Um verdadeiro apostolado deve levar em conta o culto eucarístico como fermento de fervor cristão. Como o Ir. Carlos, fazer tudo que puderem para tornar Cristo mais conhecido e amado.
Trabalhos compatíveis em terras de missão: os serviços de enfermeiros, monitores, catequistas, professores nas povoações pobres, desde que na humildade e pobreza.
CAPACITAR PARA O AMOR
No mundo há oposições, ódio e fade amor de todo tipo, mesmo no plano religioso. O apostolado cristão deve receber um vigoroso abalo interior de amor para opor-se a essas incompreensões, alargando a inteligência e o coração de cada cristão. Devem ser “Irmãozinhos Universais”, dizia o Pe. De Foucauld.
-Humildes, devem aprender a respeitar a todos;
-libertar-se da atitude de superioridade técnica e de orgulho inconsciente, próprio, muitas vezes, à raça branca.
O seu espírito serviçal e a ausência de obras de beneficência organizadas os fazem mais acolhidos e adotados sem preconceitos por certos meios habitualmente suscetíveis e fechados
Sua integração total em cada meio permite-lhes sentir rapidamente todos os desprezos e oposições, como se fossem a eles dirigidos.
As Fraternidades se tornaram traços de união capazes de ajudar as pessoas sdos mais diversos meios a se conhecerem mutuamente e a se estimarem.
Alguns exemplos:
-Irmãozinhos brancos trabalhando com Irmãozinhos negros;
-Irmãos e Irmãs entre índios da América do Sul, no Vietnan e na Índia.
-Meios proletários, mineiros, pescadores de alto mar, na Europa e na América do Sul.
-Nos ritos orientais, melkita, copta, siríaco, caldáico, armênio, para serem um fator de união fraternal entre ele e seus irmãos latinos.
-No Islã, para testemunhar amizade e respeio.
-Com meios protestantes
-Com judeus no Estado de Israel.
IMPORTANTE:
É justamente a simplicidade de vida e ausência de atividades definidas que faz com que as Fraternidades sejam tão facilmente aceitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário