PAI NOSSO
"Estando num lugar orando, ao terminar, um de seus discipulos pediu-lhe;"Senhor , ensina-nos a orar , como João ensinou a seus discipulos" (Lc 11,1). È em resposta a este pedido que o senhor confia a seus discipulos a sua igreja a oração Cristã fundamental, S. Lucas tras um texto breve (de cinco pedidos); S.Mateus uma versão mais desenvolvida (SETE PEDIDOS)A tradição liturgica da igreja conservou a de S. Mateus:
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CEU,
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME;
VENHA A NOS O VOSSO REINO,
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE,
ASSIM NA TERRA COMO NO CEU;
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE;
PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS,
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO;
E NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO MAS LIVRAI-NOS DO MAL.
Bem cedo, foi concluido pela liturgia que a oração do senhor com uma doxologia. Na didaque " Pois vosso é o poder e a gloria para sempre". As constituições apostolicas acrenta "Pai,Filho e Espirito Santo".O Missal Romano desdobra o ultimo pedido na pespequitiva explicita da explicativa da "bem- aventurada esperança".
A oração dominical, o resumo de todo o evangelho
quinta-feira, 31 de maio de 2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
JESUS È UM PEDAGOGO E NOS ENSINA A ORAR
Ao orar, JESUS já nos ensina a orar. O caminho teologal de nossa oração a seu Pai. Mas o Evangelho nos da´um ensinamento explicito de JESUS sobre a oração . COMO pedagogo , ELE nos torna onde estamos e, progressivamente, nos conduz ao Pai. Dirigindo-se ás multidões que o seguem , JESUS parte daquilo que eles já conhecem da oração conforme a Atiga Aliança e as abre para a novidade do REINO que vem. Depois lhes revelam em parábolas essa novidade. Enfim, falará abertamente do Pai e do Espirito Santo a seus dicipulos que deverão ser pedagogos da oração na SUA igreja .
Já no Sermão da montanha , JESUS insiste na conversão do coração a reconciliação com o irmão antes de apresentar uma oferenda no altar, o amor aos inimigos e a oração aos perseguidores orar ao PAI em segredo ( M¨t 6,6 ) não multiplicar palavras, perdoar do fundo do coração na oração , a pureza do coração e a busca do Reino. Essa conversão é inteiramente orientada para o PAI ; é filial.
O Coração assim decidido a se converter aprende a orar na fé . A fé é uma adesão filial a DEUS , acima daquilo que sentimos e compreendemos.Tornou-se possível porque o Filho bem-amado nos abre as portas para o PAI. Este pode pedir-nos que " procuremos" e "batamos", uma vez que ELE mesmo é a porta e o caminho.
Assim como JESUS ora ao PAI e dá graças antes de receber seus dons, ELE nós ensina essa audácia filial; Tudo quanto suplicardes e pedirdes, credes que já recebestes (Mc 11, 24 )Tal é a força da oração" tu-
doe possível a quem crê".(Mc 9, 23) de uma fé" que não hesita" (Mt 21, 22). Se por um lado JESUS se entristece pela "falta de fé" de seus parentes próximos e pela " fraqueza na fé", de seus dicipulos (Mt 8,26) Por outro lado fica admirado com a "grande fé", do centurião romano (Mt 8,10) e da Cananéia ( Mt 15, 28).
A oração de fé não consiste apenas em dizer "Senhor, Senhor", mas em levar o coração a fazer a vontade do PAI (Mt 7, 21) JESUS convida os dicipulos a terem sempre essa preocupação de cooperar com o plano DIVINO recorrendo a oração.
Em JESUS "o Reino de DEUS está próximo"convoca a conversão e à fé como também à vigilância. Na oração , o dicipulo vigia atento Aquele que È e que Vem, na memoria de sua primeira Vinda, na humildade da carne, e na esperança de sua segunda vinda, na gloria. Em comunhão com o Mestre, a oração dos dicipulos é um combate, e é vigiando na oração que não se cai em tentação.
Trés parábolas principais sobre a oração nos são transmitidas por S. Lucas.
A primeira, " o amigo importuno", convida a uma oração persistente: Batei e vos abrirá, "Aquele que assim ora ao PAI do Céu" dará tudo o que precisa", sobretudo o Espirito Santo que contem todos os dons.
A segunda, "a viúva importuna", focaliza uma das qualidades da oração: é preciso rezar sempre sem esmorcimento com a paciência da fé. " Mas quando vier o Filho do homem, acaso encontrará fé na terra?"
A terceira parábola, "o fariseu e o publicano: se refere à humildade da oração que reza " Meu DEUS tenha piedade de mim pecador." Essa oração igreja constantemente torna sua "Kyrie eleison".
Quando jesus confia abertamente a seus dicipulos o mistério da oração ao Pai, lhes revela qual deverá ser sua oração, e a nossa quando ELE voltar ao Pai, em sua humanidade glorificada. A novidade agora é " pedir em seu nome (Jo14,13) A fé NELE introduz os dicipulos no conhecimento do Pai, porque JESUS é "o Caminho, a Verdade e a Vida"(Jo 14,6). A fé produz seus frutos no amor: guarda suas Palavras,seus Mandamentos,permanecer com ELE no PAI que nELE nos ama ao ponto de permanecer em nós. Nessa Aliança nova, a certeza de sermos ouvidos em nosos pedidos se fundamenta na oração de JESUS.
Mas ainda,o que o Pai nos dá quando nossa oraçaõ está unida a de JESUS é o "outro Paragrito para que convosco permaneça para sempre, o Espirito da VERDADE " (Jo 14, 16-17). Essa novidade da oração e de suas condições aparece no discurso de despedida. No ESPIRITO SANTO a oração cristã e comunhão de amor com o PAI, não apenas por CRISTO, mas também NELE:"Até agora nada pedistes em meu Nome. Pedi e recebeis,e vossa alegria será perfeita" (Jo 16, 24).
domingo, 27 de maio de 2012
OS FRUTOS DO ESPIRITO SANTO
"Vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça". (Jó 15, 16)
DEUS nós escolheu, não nos tirou do mundo, simples mente nos separou do mundo, quiz e quer que sejamos santos. E nesta caminhada devemos exercitar as virtudes teologais, fé, esperança, amor. Devemos buscar estas virtudes para que a santidade se complete mais e mais em nós .
"Não fostes vós que me escolhestes , mas eu vos escolhi a vós e vos contribui para que vades, e produza frutos, e o vosso fruto permaneça (Jó 15, 16) JESUS constituiu cada um de nós, nós estabeleceu para que produzamos frutos e que estes frutos permaneçam no meio da comunidade. Essa é a vontade de DEUS para nós ,que produzamos frutos.
No nosso Batismo DEUS nós dá virtudes que nos auxiliam a viver uma vida de santidade . E ao viver essa vida de santidade , produzimos frutos. "o fruto do Espirito paz, amor, alegria, bondade, mansidão, autodomínio".(Gál 5,22) . Quando plantamos uma arvore, especialmente uma arvora frutifica, a nossa é de que ela venha produzir frutos para nós. Também DEUS quando escolheu , destinou e estabeleceu ELE o fez com intuito de que nós pudéssemos produzir frutos.
quando o anjo do Senhor anunciou a Maria, o Espiritizo Santo começou em seu seio um precessão que gerou um fruto: JESUS. O mesmo Espirito Santo que trouxe a vida ao seio de Maria, quer fazer igualmente em nós, quando aceitamos viver essa vida JESUS.O Espirito Santo quer fazer em nossas vidas o mesmo que ELE fez Na vida de Maria :Gerar JESUS de tal sorte que daqui a um tempo já não sejamos nós a viver mas que seja Cristo a viver em nós, quando aceitamos exercitar essas virtudes que nos são propostas, o Espirito vem gerar em nós o fruto , por exelenciaque é o próprio JESUS
No Evangelho de São Mateus 13 4ss; JESUS nos fala de" um de um semeador que saiu a semear , e uma parte caiu em um terreno pedregoso, outra parte em terreno cheio de espinhos,e outra em terreno bom .E a semente que caiu em terreno bom produziu frutos , cem por cento sessenta por um, trinta por um " Cada um de nós é um terreno diferente Uns de beirada estrada , outros pedregosos , outros cheios de espinhos, outros bons.
Não importa o tipo de terreno que sejamos . O que importa é que só JESUS pode transformar o terreno ruim em terreno bom.Só o Espirito Santo pode fazer com que nós deixemos de dar abrolhos e passemos a dar frutos bons. Ele não espera que passemos de um terreno de beira de estrada para um terreno fértil.mas quer começar trabalhar no nosso terreno do jeito que ele é. E a medida que aceitamos a ação de DEUS em nossa vida , a medida que permitimos que ELE trabalhe em´nós ,os frutos vão aparecer À medida que nós caminhamos , á medida que somos mais imitadores de CRISTO , mais os frutos vão brotando dentro de nós. As vezes queremos que os frutos caiam do céu. Não é assim . Os frutos do Espirito Santo são uma consequencia de uma caminhada. quando nós esforçamos para praticar as virtudes. DEUS nos recompensa com os frutos da paz. amor, alegria... DEUS espera produzir frutos em nós, porque se não houver frutos , ELE nos vai cortar. Em Isaías 5,1ss lemos: Meu amigo possuía uma vinha ... E contava com uma colheita de uvas, mas ela só produziu agraços,... Eu a farei devastada , não será podada, nem cavada, e nela crescerão apenas sarças e espinhos..."
Cada terreno precisa de um preparo para receber a Palavra de DEUS, precisa de um preparo para receber o Espirito Santo, para que possa produzir JESUS interiormente.
Muitos de nos somos terrenos de beira de estrada .Duros, corações fechados , tão fechados que a Palavra de DEUS não penetra. Mas não devemos desesperar e sim deixar que JESUS mude os nossos corações , a ceita-LO em nossas vidas . Outros de nós somos como terrenos pedregosos, onde as plantinhas as vezes até nascem, mas morrem porque as raízes não penetraram no solo . Muitos queremos ser Cristãos em um só dia , mas DEUS quer que produzamos frutos na perseverança . ELE nós dá liberdade de escolha: se um pé de abobora ou um cedro . A abobora não aprofunda raízes, você joga a semente ao solo , ela nasce, cresce, produz frutos, mas no ano requinte você vai lá e ela já morreu. Não é isto que DEUS quer. ELE quer que sejamos um cedro. Firme ,sereno,, fundamentado naquilo que é essencial. Na oração, na Palavra ,NELE. O penúltimo terreno que JESUS fala é aquele cheio de espinhos . A semente cai , começa nascer , mas é sufocada pelos espinhos: vaidade, orgulho,.... Podemos ter todos os dons e não termos santidade.Sinal de santidade em nós são as virtudes de DEUS que se manifestam em nós. JESUS nós fala por ultimo do terreno fértil que produz frutos . E a receita para produzirmos frutos é estarmos ligados a JESUS , termos comunhão Com JESUS,deixar que ELE nós transforme mais NELE... "EU SOU A VIDEIRA E VÓS OS RAMOS. Quem permanecer em mim e EU nele , este dá muito fruto:Porque sem mim nada podeis fazer". (Jó 15,5)
Não há condição de produzir frutos para Jesus debaixo de sombra e água fresca. Precisamos produzir frutos para Jesus, diante das tribulações, diante das dificuldade.
Nós podemos classificar os frutos do Espirito Santo em três tipo:
> Os frutos para relacionarmos com Deus que são amor e fidelidade, e, se temos no caminho certo, porque o maior mandamento é " amar a Deus sobre todas as coisas ".
> Os frutos para relaciormo-nos conosco mesmo: mansidão, autodomínio, paciência conosco mesmo. " Amar o próximo como a ti mesmo".
> Os frutos para relacionar-mos com nossos irmãos. " Amar o próximo como a ti mesmo".
Precisamos, pois, pedir a Deus frutos para relaciormos-nos com Ele, conosco mesmo e com nossos irmãos. É isso que Deus quer de nós, que possamos produzir frutos, porque Ele nos dá a semente da vida. Amém.(Manoel Rosário Santos )
DEUS nós escolheu, não nos tirou do mundo, simples mente nos separou do mundo, quiz e quer que sejamos santos. E nesta caminhada devemos exercitar as virtudes teologais, fé, esperança, amor. Devemos buscar estas virtudes para que a santidade se complete mais e mais em nós .
"Não fostes vós que me escolhestes , mas eu vos escolhi a vós e vos contribui para que vades, e produza frutos, e o vosso fruto permaneça (Jó 15, 16) JESUS constituiu cada um de nós, nós estabeleceu para que produzamos frutos e que estes frutos permaneçam no meio da comunidade. Essa é a vontade de DEUS para nós ,que produzamos frutos.
No nosso Batismo DEUS nós dá virtudes que nos auxiliam a viver uma vida de santidade . E ao viver essa vida de santidade , produzimos frutos. "o fruto do Espirito paz, amor, alegria, bondade, mansidão, autodomínio".(Gál 5,22) . Quando plantamos uma arvore, especialmente uma arvora frutifica, a nossa é de que ela venha produzir frutos para nós. Também DEUS quando escolheu , destinou e estabeleceu ELE o fez com intuito de que nós pudéssemos produzir frutos.
quando o anjo do Senhor anunciou a Maria, o Espiritizo Santo começou em seu seio um precessão que gerou um fruto: JESUS. O mesmo Espirito Santo que trouxe a vida ao seio de Maria, quer fazer igualmente em nós, quando aceitamos viver essa vida JESUS.O Espirito Santo quer fazer em nossas vidas o mesmo que ELE fez Na vida de Maria :Gerar JESUS de tal sorte que daqui a um tempo já não sejamos nós a viver mas que seja Cristo a viver em nós, quando aceitamos exercitar essas virtudes que nos são propostas, o Espirito vem gerar em nós o fruto , por exelenciaque é o próprio JESUS
No Evangelho de São Mateus 13 4ss; JESUS nos fala de" um de um semeador que saiu a semear , e uma parte caiu em um terreno pedregoso, outra parte em terreno cheio de espinhos,e outra em terreno bom .E a semente que caiu em terreno bom produziu frutos , cem por cento sessenta por um, trinta por um " Cada um de nós é um terreno diferente Uns de beirada estrada , outros pedregosos , outros cheios de espinhos, outros bons.
Não importa o tipo de terreno que sejamos . O que importa é que só JESUS pode transformar o terreno ruim em terreno bom.Só o Espirito Santo pode fazer com que nós deixemos de dar abrolhos e passemos a dar frutos bons. Ele não espera que passemos de um terreno de beira de estrada para um terreno fértil.mas quer começar trabalhar no nosso terreno do jeito que ele é. E a medida que aceitamos a ação de DEUS em nossa vida , a medida que permitimos que ELE trabalhe em´nós ,os frutos vão aparecer À medida que nós caminhamos , á medida que somos mais imitadores de CRISTO , mais os frutos vão brotando dentro de nós. As vezes queremos que os frutos caiam do céu. Não é assim . Os frutos do Espirito Santo são uma consequencia de uma caminhada. quando nós esforçamos para praticar as virtudes. DEUS nos recompensa com os frutos da paz. amor, alegria... DEUS espera produzir frutos em nós, porque se não houver frutos , ELE nos vai cortar. Em Isaías 5,1ss lemos: Meu amigo possuía uma vinha ... E contava com uma colheita de uvas, mas ela só produziu agraços,... Eu a farei devastada , não será podada, nem cavada, e nela crescerão apenas sarças e espinhos..."
Cada terreno precisa de um preparo para receber a Palavra de DEUS, precisa de um preparo para receber o Espirito Santo, para que possa produzir JESUS interiormente.
Muitos de nos somos terrenos de beira de estrada .Duros, corações fechados , tão fechados que a Palavra de DEUS não penetra. Mas não devemos desesperar e sim deixar que JESUS mude os nossos corações , a ceita-LO em nossas vidas . Outros de nós somos como terrenos pedregosos, onde as plantinhas as vezes até nascem, mas morrem porque as raízes não penetraram no solo . Muitos queremos ser Cristãos em um só dia , mas DEUS quer que produzamos frutos na perseverança . ELE nós dá liberdade de escolha: se um pé de abobora ou um cedro . A abobora não aprofunda raízes, você joga a semente ao solo , ela nasce, cresce, produz frutos, mas no ano requinte você vai lá e ela já morreu. Não é isto que DEUS quer. ELE quer que sejamos um cedro. Firme ,sereno,, fundamentado naquilo que é essencial. Na oração, na Palavra ,NELE. O penúltimo terreno que JESUS fala é aquele cheio de espinhos . A semente cai , começa nascer , mas é sufocada pelos espinhos: vaidade, orgulho,.... Podemos ter todos os dons e não termos santidade.Sinal de santidade em nós são as virtudes de DEUS que se manifestam em nós. JESUS nós fala por ultimo do terreno fértil que produz frutos . E a receita para produzirmos frutos é estarmos ligados a JESUS , termos comunhão Com JESUS,deixar que ELE nós transforme mais NELE... "EU SOU A VIDEIRA E VÓS OS RAMOS. Quem permanecer em mim e EU nele , este dá muito fruto:Porque sem mim nada podeis fazer". (Jó 15,5)
Não há condição de produzir frutos para Jesus debaixo de sombra e água fresca. Precisamos produzir frutos para Jesus, diante das tribulações, diante das dificuldade.
Nós podemos classificar os frutos do Espirito Santo em três tipo:
> Os frutos para relacionarmos com Deus que são amor e fidelidade, e, se temos no caminho certo, porque o maior mandamento é " amar a Deus sobre todas as coisas ".
> Os frutos para relaciormo-nos conosco mesmo: mansidão, autodomínio, paciência conosco mesmo. " Amar o próximo como a ti mesmo".
> Os frutos para relacionar-mos com nossos irmãos. " Amar o próximo como a ti mesmo".
Precisamos, pois, pedir a Deus frutos para relaciormos-nos com Ele, conosco mesmo e com nossos irmãos. É isso que Deus quer de nós, que possamos produzir frutos, porque Ele nos dá a semente da vida. Amém.(Manoel Rosário Santos )
O TEMPO COMUM
No tempo Pascal, revivemos a ressurreição de Jesus e a vinda do ESPIRITO SANTO.
Depois da Páscoa voltamos ao tempo comum. Por que tempo comum?
Vamos voltar nos tempos antigos, seremos o que eramos antes?
Vestir o uniforme da segunda feira,?
Infelizmente é exatamente isto que muitos de nós fazemos: cumprimos nossa tarefa, ou missão das festanças e voltamos à vida normal.
Não é isto que DEUS quer de nos!
Voltamos ao tempo comum, porque tem poucas datas co memorativas, mas é tempo de refletirmos tudo que vivemos no tempo Pascal para que, ao chegarmos ao TEMPO DO ADVENTO, estarmos um pouco mais preparados. Isto é, estamos nos preparando para subirmos mais um degrau da nossa santidade, e que cada ano que passa seja um degrau que subamos para a chegada da pátria celeste!
Não paremos no tempo, não deixemos mais passar anos e anos e continuarmos no mesmo degrau ou até em vez de subirmos, começar a descer os degraus já alcançados, e muitos de nós estamos descendo e muitas vezes nem consegue subir mais.
Queridos amados é serio, precisamos rever sempre nossa vida que rumo estamos tomando,que objetivo estamos alcançando?
Não coloquemos nosso uniforme da segunda que pode estar sujo manchado ou ate rasgado, mas vistamos o uniforme da salvação, a veste branca e não deixemos mancha-la com nossas vidas velhas.
Que este drama concretize em oração plena revelando o Verbo que se faz Carne para habitar no meio de nós.
Procurando compreender na nossa oração, através do que nos é revelado pela Palavra e pelo Evangelho que nos aproxima de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO como sarça ardente, primeiro contemplando-O em oração, depois ouvir como ELE nos ensina a orar,para conhece-Lo , enfim deixar que ELE entenda a nossa prece.
O ESPIRITO SANTO É UMA PESSOA
ESTAMOS VIVENDO O MOMENTO DO ESPIRITO SANTO
Ponto de chegada e partida, para conhecer, acolher, amar deixar-se amar e experimentar a presença e ação santificadora do ESPIRITO SANTO EM NOSSA VIDA está em compreender "com o coração", que realmente ELE é uma pessoa DIVINA, Como SEU PAI e SEU FILHO o SÃO.
Que DEUS FILHO JESUS CRISTO, seja pessoa, nós não temos problema em em compreender e vivenciar, porque DEUS FILHO se encarnou no seio da VIRGEM MARIA, assumiu um corpo como o nosso .Há muitas imagens de JESUS : do menino JESUS, do CORAÇÃO DE JESUS , de JESUS ressuscitado, e etc...Há guados lindos de JESUS, belos Cartões postais, e pôsteres significativos. Essas imagens todas ajudam a compreender que JESUS ressuscitado é uma pessoa real,, com quem se pode manter um relacionamento. Por isso , você pode ter uma certa facilidade de orar a JESUS, de conversar com ELE, de senti-LO vivo na EUCARISTIA,emfim de ter um relacionamento com ELE.
Que o Pai seja uma pessoa real, DIVINA, não é dificilde sabe-LO. Na verdade DEUS PAI não tem um corpo como o nosso.ELE é ESPIRITO PURÍSSIMO(Sendo como ELE ia poder estar em todos os lugares ao mesmo tempo) No entanto o nome:" PAI ", auxilia, compreender com o coração que ELE é uma pessoa .real.. Todos temos um pai paterno e convivemos com um pai . Sabemos o que é um pai. Por isso o nome "DEUS PAI" facilita compreender que o Pai celeste é uma pessoa real, favorece criar e manter uma amizade de filhos com ELE, bem como facilita conversa com ELE e relacionar-se como filhos se relacionam com seu Pai.
Em ralação ao ESPIRITO SANTO nós não temos a mesma ajuda para compreender que ELE é pessoa. Seu nome:"ESPIRITO SANTO", não dá ideia de pessoa ! Suas manifestações externas, visíveis encontrada na BÍBLIA , são sempre "COISIFICADA", não pessoais. Por exemplo: no inicio da BÍBLIA lemos ,"que o "ESPIRITO DE DEUS pousava sobre as águas" Gn 1,2. Na anunciação , o Anjo Gabriel disse a Maria: "O Espirito descera sobre ti e te cobrirá com sua sombra Lc 1 , 35
No batismo de JESUS: "O Espirito desceu sobre ELE em forma corpórea como uma pomba Lc 3, 22. Em Pentecostes em forma de "linguás de fogo", At2,3. Todas a estas manifestações coisificadas não sugere ideia de pessoa , não revela a presença de uma pessoa Diante dessa realidade , para podermos melhor relacionar-mos com o ESPIRITO SANTO precisamos criar em nós no nosso coração uma certeza que ELE é realmente uma pessoa.
Saibamos com certeza ! O ESPIRITO SANTO é realmente uma pessoa! Como o Pai é uma pessoa DIVINA , Como o FILHO JESUS é uma pessoa DIVINA, é pessoa DIVINA, assim o ESPIRITO SANTO É VERDADEIRAMENTE e REALMENTE UMA PESSOA. Uma das trés pessoas DIVINAS.
Por ser pessoa, tem todas as manifestações pessoas. O ESPIRITO SANTO EXISTE , VIVE, TEM UM NOME PRÓPRIO, TEM UMA PERSONALIDADE PROPRIÁ, ELE OUVE, E NÓS PODEMOS FALAR-LHE. ELE AMA, COMPREENDE, PERDOA, ENCORAJA, ILUMINA, QUESTIONA, INSPIRA,MOVE.
FAZER AMIZADE COM O ESPIRITO SANTO
Compreendendo com o coração que que ELE é verdadeira pessoa DIVINA , podemos entender que podemos conhece-LO pessoalmente, podemos criar uma amizade inter pessoal, manter um relacionamento diário com ELE, ama-LO e deixar-se amar por ELE. Mas pelo amor de DEUS não peça que ELE mande fogo! Mesmo tendo a garantia que ELE vai realizar uma santa obra em nós ,mas mesmo assim isto me amentrnta porque já tem a promessa que o mundo acabaria em fogo , não antecipamos....Nós podemos experimentar sua presença constante , sua ação poderosa, e até manifestações que hoje nem se quer imagina que possa acontecer em nossa vida. Pois o ESPIRITO SANTO PODE FAZER EM NÓS MUITO MAIS DO QUE IMAGINAMOS.
Mas onde encontra-LO para criar uma amizade um relacionamento amigo e intimo? No nosso coração.Desde o nosso Batismo ELE mora no mais intimo do nosso ser. Basta concentrar-se , descer ao nosso coração, e já estará adiante DELE com ELE. EM SUA presença,poderemos adora-LO , elogia-LO, por SUA obra maravilhosa, agradecer sempre mais, acolhe-LO como amigo e santificador, bem como pedir ajuda em nossas necessidades. Amem
sábado, 26 de maio de 2012
NOSSA SENHORA ROSA MÍSTICA
Ver NOSSA SENHORA ROSA MISTICA linda cheia de flores é maravilhoso, mas a verdadeira historia é está..
Que tristeza né ? E estas rosas não era rosas e sim espada, ser santo não é ser felicidade.
Nós temos a mania de esconder estas verdades, logo ser santo é o que de mais belo podemos ter, porque depois do sofrimento vem a alegria, e lá no céu tudo isto continua, tem muitas e muitos santos chorando por nós.Muitos pode até discordar, porque é uma visualização minha, mas se os santos te ouvi e atende seus pedidos, nunca que eles não se importaram com seu sofrimento, só se ele é falso, mas lá no céu entra gente falsa? Então pode ter certeza que eles compadece de ti.
Vejamos a história que levou NOSSA SENHORA ROSA MISTICA chorar estas lágrimas de SANGUE:
Em 1947, em Montechiari, situada a alguns quilômetros de Bréscia, norte da Itália, uma enfermeira chamada Pierina Gilli, nascida no dia 3 de agosto de 1911, encontrava-se num quarto do hospital onde trabalhava, quando teve uma visão de uma belíssima Senhora vestida com uma túnica púrpura e com um véu branco cobrindo-lhe a cabeça. Em seu peito estavam encravadas três espadas e seu celestial rosto tinha feições muito tristes. A Virgem chorava e disse em sua primeira aparição disse: "Oração, Penitência e Expiação".
Na segunda aparição a Virgem apresenta-se de branco e em lugar das três espadas traz no peito três rosas: uma branca, uma cor-de-rosa e outra dourada. A Virgem disse a Pierina que o Senhor a enviara especialmente para ajudar aos sacerdotes e às ordens religiosas
Suas palavras foram mais ou menos assim: "Sou a Mãe de Jesus e Mãe de todos vocês". "Nosso Senhor me envia para implantar uma nova devoção mariana em todos os institutos tanto masculinos como femininos, nas comunidades religiosas e em todos os sacerdotes. Eu prometo-lhes que se venerarem desta maneira especial, gozarão particularmente de minha proteção e haverá um florescimento de vocações religiosas. Desejo também que o dia 31 de cada mês seja consagrado como dia mariano e os doze dias precedentes sirvam de preparação com orações especiais, e o dia 13 de julho de cada ano seja dedicado à "Rosa Mística"
A Virgem explicou também o significado das espadas e das três rosas:
A primeira espada: representa a escassez das vocações.
A segunda espada: representava os pecados mortais dos sacerdotes, monges e monjas.
A terceira espada era por causa dos sacerdotes e monges que cometem a mesma traição de Judas.
A Rosa branca: o espírito de oração.
A Rosa Vermelha: o espírito de expiação e sacrifício.
A Rosa dourada: o espírito de penitência.
A terceira aparição ocorreu na capela do hospital de Montechiari, durante a celebração eucarística. Maria Rosa Mística disse: "Meu Divino Filho, cansado das incessantes ofensas, quer dar curso à sua justiça e quer colocar-me como intermediária entre os homens e em particular entre as almas dos religiosos e Ele". A vidente agradece em nome de todos os presentes e ela responde: "Vivei de amor".
Na quarta aparição a Virgem suplica oração e penitência, pedido que se repete na quinta aparição.
Na sexta aparição, Maria expressa o desejo de que em Montechiari seja venerada sob a invocação de "Rosa Mística", unida à veneração de seu Coração Imaculado, especialmente nos conventos e Institutos Religiosos.
Na sétima aparição, a Virgem disse sorrindo: "Eu sou a Imaculada Conceição, sou a Mãe da Graça, Mãe de meu Divino Filho, Jesus Cristo, quero que ao meio-dia de cada 8 de dezembro seja celebrada a "hora da graça" por todo o mundo e prometo que mediante esta devoção serão alcançadas graças para a alma e para o corpo"
Depois destes acontecimentos, Pierina passou vários anos em Bréscia como ajudante em um convento de religiosas. Em 1966 começa a segunda etapa das aparições. Em fevereiro desse ano Pierina volta a ver a Virgem e lhe anuncia que aparecerá no dia 17 de abril em Fontanelle, um bairro de Montechiari. Nesse lugar havia uma fonte numa gruta onde ocorreram várias curas físicas e espirituais.
A Virgem apareceu no dia anunciado e assim se manifestou: "Meu divino Filho Jesus é todo amor e me enviou para dar um poder milagroso de cura a este fonte... Que os enfermos e todos os meus filhos peçam perdão a meu Divino Filho, beijem com muito amor a Cruz, tirem água da fonte e bebam-na... Desejo que os enfermos e todos meus filhos venham à fonte da graça".
Nossa Senhora manifestou mais vezes. Em Fontanelle, disse, no dia 6 de agosto: "Meu divino Filho Jesus me envia novamente aqui para pedir a formação da Liga Mundial da Comunidade Reparadora, que deve ter início no próximo 13 de outubro e estender-se por todo o mundo todo a cada ano".
Essas aparições aconteceram em Montichiari e em Fontanelle, subúrbio de Montichiari, na Itália. Os bispos de Bréscia, desde 1966 até os dias de hoje, proibiram a devoção pública a Rosa Mística. No ano de 2001, o bispo atual, Mons. Giulio Sanguineti, determinou a organização da dispensa dos sacramentos e do culto mariano em Fontanelle, estabelecendo um sacerdote responsável pelo atendimento daquela comunidade. Além disso, uma nova associação de fiéis – Rosa Mistica Fontanelle – foi constituída, para a promoção e divulgação da devoção a Nossa Senhora, na localidade de Fontanelle, sob orientação do Bispo de Bréscia.
A Rosa Mística de Montichiari se tornou conhecida pelo mundo todo, de tal maneira que fora da Itália existem 4 santuários associados a essa devoção: no Brasil (em Jambeiro, SP), na Venezuela, no Líbano e na China.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
ORAÇÃO AO ESPIRITO SANTO
MEU SENHOR! SOU MUITO FELIZ POR SABER QUE SOU TEMPLO DO TEU ESPIRITO.
ISTO CONSOLO MEU CORAÇÃO,
NÃO IMPORTA O QUE EU POSSA PASSAR NESTA TERRA, PORQUE SÓ DE SABER QUE TU FAZ MORADA NO MEU CORAÇÃO , PRA MIM É TUDO.
TENHO CONSCIÊNCIA QUE NO DIA DO MEU BATISMO EU TE RECEBI, NÃO COMO UMA POMBA, MAS COMO UMA PESSOA, QUE ESTÁ SEMPRE COMIGO A TODO MOMENTO.
EU SEI QUE NÃO PRECISO FICAR TE CHAMANDO. NEM TE CLAMANDO.
PORQUE EU TE RECEBI PRA SEMPRE, O SENHOR NUNCA ME DEIXARAS,ESTARÁ SEMPRE COMIGO, NÃO TE RECEBI COMO UMA VISITA PASSAGEIRA,NÃO VOCÊ VIVE DENTRO DO MEU CORAÇÃO.
MAS HOJE DE UMA FORMA MUITO ESPECIAL, ABRO MEU CORAÇÃO E TE PEÇO FLUI COMO ESTA ROSA DENTRO DO MEU CORAÇÃO TIRE TUDO LÁ DE DENTRO O QUE ME AFASTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
FIQUE SÓ VOCÊ, NÃO DEIXE LUGAR PRAS COISAS DO MUNDO, SEI QUE MAIS DO QUE NUNCA, O MUNDO VAI CONTINUAR ME ODIANDO,.
MAS NÃO POSSO FAZER NADA,
OU EU AGRADO O MUNDO OU EU AGRADO A TI , E EU ESCOLHO A TI, CUSTE O QUE CUSTAR,
O QUE ME ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A TI.
MEU SENHOR E MEU DEUS CHEGUEI NUMA CONCLUSÃO
OU EU AGRADO O MUNDO OU AGRADO A TI! OPTEI POR TI,
VOCÊ É MEU PARÁCLITO, MEU QUIA MEU ADVOGADO, MEU DEFENSOR, MINHA LUZ, ESTOU EM TUAS MÃOS NÃO ME DEIXE PERDER NESTE MUNDO.
QUE PARECE QUE ANDAMOS AO CONTRARIO DO CAMINHO DO CÉU.
SORRIR BONITO, PREGAR BONITO,SER CARINHOSO, VIVER FELIZ É GOSTOSO,
MAS NEM SEMPRE É POSSÍVEL,
MUITAS VEZ TUDO ISTO NÃO PASSA DE UMA FARSA,
E É A ÚNICA COISA QUE MUITAS VEZES ME CONTRADIZ
VOU DEIXAR UM PEQUENO EXEMPLO:
COMO EU POSSO COM ESSA LINDA ROSA DENTRO DO MEU CORAÇÃO, SENTAR-ME EM UMA MESA EM UM JANTAR FESTIVO, SABENDO QUE TENHO TANTOS IRMÃOS COMENDO COMIDA DE LATÃO DE LIXO?
E AI ?
NÃO VAMOS MAIS VIVER?
TÁ DIFÍCIL VIVER ESTE MUNDO.......
QUANDO SERÁ QUE VAMOS VOLTAR COMO AS PRIMEIRAS COMUNIDADES VIVIAM?
FUI CONVIDADA A TRABALHAR NESTE TRABALHO FIQUEI MARAVILHADA!
ESPIRITO SANTO!!!
MANDE SEUS DONS, PARA QUE PASSAMOS COLOCAR EM PRATICA SEUS CARISMAS.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
VIVER A PALAVRA PARA SER A PALAVRA
Qual deve ser nossa atitude diante de DEUS que fala e quer se dar?
Para estabelecer um autêntico diálogo com DEUS é preciso viver a Palavra. ser a Palavra.
TRATA-SE não somente de estudar, de meditar, , de pregar a Sagrada Escrituras, mas muito mais se trata de coloca-la em pratica, traduzi-la em vida ,em plena coerência com o ensinamento evangélico,segundo o qual o bom ouvinte da Palavra é aquele que a poe em pratica (MT 7,24)
A Palavra é como o alimento que nutre a vida que DEUS gerou por intermédio dela.
"Nós nos nutri ariamos da Palavra em todos os momentos de nossa vida "
Portanto como o corpo respira para viver , do mesmo modo a alma para viver vivia a Palavra.
Sá a Palavra é acolhida, ela faz de todos os que vivem um outro cristo; realiza uma autentica transformação em cristo.
"ELE (CRISTO) se comunica a SI mesmo (que é Palavra) a minha alma' referindo-se à experiência do relacionamento com a palavra.
Graças a esta relação, com a palavra continuo;' eu sou uma coisa com ELE". A consequência é que "CRISTO nasce em mim".
Quando uma dessas palavras caía nossa alma , parecia-nos que se transformava em fogo, em chamas, se transformava em amor.
Podia-se afirmar que a nossa vida interior era totalmente amor".
Cristo nascia não somente em cada pessoa,individualmente,mas nascia na comunidade.
A Palavra gerava a unidade, gerava alegria.
A intensidade deste relacionamento com a palavra encontra sua expressão máxima na referencia ao amor e à união esponsais.
Compreendo que esse é um modo seguro para ser esposa do VERBO e atrai-LO a si:
"......vivendo a Palavra é como dar um beijo ao Esposo porque "de boca em boca passa a Palavra "ELE que é a palavra comunica-se a minha alma . E eu sou uma coisa com ELE ! E nasce uma coisa em mim"
Então "Cada instante em que vivo a Palavra é um Beijo na boca de JESUS, naquela boca que disse somente Palavras de Vida.
VIVA JESUS MEU AMADO !
Para estabelecer um autêntico diálogo com DEUS é preciso viver a Palavra. ser a Palavra.
TRATA-SE não somente de estudar, de meditar, , de pregar a Sagrada Escrituras, mas muito mais se trata de coloca-la em pratica, traduzi-la em vida ,em plena coerência com o ensinamento evangélico,segundo o qual o bom ouvinte da Palavra é aquele que a poe em pratica (MT 7,24)
A Palavra é como o alimento que nutre a vida que DEUS gerou por intermédio dela.
"Nós nos nutri ariamos da Palavra em todos os momentos de nossa vida "
Portanto como o corpo respira para viver , do mesmo modo a alma para viver vivia a Palavra.
Sá a Palavra é acolhida, ela faz de todos os que vivem um outro cristo; realiza uma autentica transformação em cristo.
"ELE (CRISTO) se comunica a SI mesmo (que é Palavra) a minha alma' referindo-se à experiência do relacionamento com a palavra.
Graças a esta relação, com a palavra continuo;' eu sou uma coisa com ELE". A consequência é que "CRISTO nasce em mim".
Quando uma dessas palavras caía nossa alma , parecia-nos que se transformava em fogo, em chamas, se transformava em amor.
Podia-se afirmar que a nossa vida interior era totalmente amor".
Cristo nascia não somente em cada pessoa,individualmente,mas nascia na comunidade.
A Palavra gerava a unidade, gerava alegria.
A intensidade deste relacionamento com a palavra encontra sua expressão máxima na referencia ao amor e à união esponsais.
Compreendo que esse é um modo seguro para ser esposa do VERBO e atrai-LO a si:
"......vivendo a Palavra é como dar um beijo ao Esposo porque "de boca em boca passa a Palavra "ELE que é a palavra comunica-se a minha alma . E eu sou uma coisa com ELE ! E nasce uma coisa em mim"
Então "Cada instante em que vivo a Palavra é um Beijo na boca de JESUS, naquela boca que disse somente Palavras de Vida.
VIVA JESUS MEU AMADO !
quarta-feira, 23 de maio de 2012
MARIA, EM TUDO OBEDIENTE A SEU DEUS
" Assim que se completam os dias de purificação, conforme a lei de MOISÉS, levaram-no ao templo para apresenta-LO ao SENHOR, segundo o que está escrito na lei do senhor'' Lc 2,22.
Muito pouco se fala de MARIA:
nos EVANGELHOS, mas, deste pouco, muito podemos aprendermos ; aprender.
Vamos parar neste VERSÍCULO 22 do capitulo 2 de São Lucas e ver o que MARIA nos ensina.
Inúmeros acontecimentos após a Anunciação confirmavam á nossa MÃE nos que seu JESUS era realmente filho de DEUS,
mas ela não usava desta prerrogativa para se isentar de todas as obrigações religiosas,
por isso, ao oitavo dia, leva JESUS para ser circuncidado e, aó´pos ser completarem os dias da purificação, como todo primogênito de Israel, leva -O ao Templo para consagra-Lo ao SENHOR.
Estes dois rituais faziam parte da iniciação a religião judaica.
Por estes dois rituais compridos,MARIA nos ensina que a primeira preocupação e atitude dos PAIS deve ser de consagrar seus filhos ao SENHOR, iniciando-os na fé.
E o SACRAMENTO do BATISMO o ritual de iniciação cristã e os pais deveriam compreender a importância deste SACRAMENTO na vida de seus filhos.
O batismo não deve ser um acontecimento social ou " TRADIÇÃO FAMILIAR'' mas ato consciente de verdadeira consagração e entrega dos filhos Á DEUS.
MARIA vivia em perfeita união com DEUS e, para ela, cumprir a lei de Moisés não era obrigação
mas ato de amor,
entrega em confiança em seu DEUS.
MARIA era mulher consagrada ao SENHOR de corpo e alma;
toda a sua vida foi de entrega de obediência á Sua vontade,
e ela também nos ensina a levarmos a sério a nossa consagração a DEUS com nosso Batismo.
A exemplo de nossa fé,
procuraremos viver nossa fé é praticar a Palavra do SENHOR.
Vivenciar a fé é também estar inserido na IGREJA de JESUS CRISTO,
mas ativamente,
tudo fazendo parte a sua expansão.
Peçamos á virgem MARIA que a cada dia nos leve a renovarmos a nossa consagração a DEUS,
a ELE entregando o que somos, o que temos, a cima de tudo o que amamos.
Muito pouco se fala de MARIA:
nos EVANGELHOS, mas, deste pouco, muito podemos aprendermos ; aprender.
Vamos parar neste VERSÍCULO 22 do capitulo 2 de São Lucas e ver o que MARIA nos ensina.
Inúmeros acontecimentos após a Anunciação confirmavam á nossa MÃE nos que seu JESUS era realmente filho de DEUS,
mas ela não usava desta prerrogativa para se isentar de todas as obrigações religiosas,
por isso, ao oitavo dia, leva JESUS para ser circuncidado e, aó´pos ser completarem os dias da purificação, como todo primogênito de Israel, leva -O ao Templo para consagra-Lo ao SENHOR.
Estes dois rituais faziam parte da iniciação a religião judaica.
Por estes dois rituais compridos,MARIA nos ensina que a primeira preocupação e atitude dos PAIS deve ser de consagrar seus filhos ao SENHOR, iniciando-os na fé.
E o SACRAMENTO do BATISMO o ritual de iniciação cristã e os pais deveriam compreender a importância deste SACRAMENTO na vida de seus filhos.
O batismo não deve ser um acontecimento social ou " TRADIÇÃO FAMILIAR'' mas ato consciente de verdadeira consagração e entrega dos filhos Á DEUS.
MARIA vivia em perfeita união com DEUS e, para ela, cumprir a lei de Moisés não era obrigação
mas ato de amor,
entrega em confiança em seu DEUS.
MARIA era mulher consagrada ao SENHOR de corpo e alma;
toda a sua vida foi de entrega de obediência á Sua vontade,
e ela também nos ensina a levarmos a sério a nossa consagração a DEUS com nosso Batismo.
A exemplo de nossa fé,
procuraremos viver nossa fé é praticar a Palavra do SENHOR.
Vivenciar a fé é também estar inserido na IGREJA de JESUS CRISTO,
mas ativamente,
tudo fazendo parte a sua expansão.
Peçamos á virgem MARIA que a cada dia nos leve a renovarmos a nossa consagração a DEUS,
a ELE entregando o que somos, o que temos, a cima de tudo o que amamos.
MÃEZINHA
ROGAI POR
MÓS
JESUS E OS ESFAIMADOS
DIGO MAIS UMA VEZ; Não há sofrimento corporal ou espiritual ao qual o Bom JESUS SEJA INDIFERENTE.
Por onde passava nos ELE passava nos dias de sua vida terrestre, a todos que sofriam e padeciam, o Salvador consolavam, e auxiliava.
e profundíssima é a dor dos pobres,que não tem nada que dar aos filhinhos que com lágrimas e soluços pedem um pedaço de pão .
De seu poder infinito,porém, servia-se o BOM JESUS para aliviar as necessidades corporais dos esfaimados.,
porque seu coração não suportava que criatura alguma sofresse sede ou fome.
Falando em fome e sede você acredita que um preso não tem o direito nem de ter sede?
ELES têm horários para beber água?
A que mundo chegamos?
Pois é, o coração de JESUS NÃO SUPORTAVA, que CRIATURA alguma sofresse sede ou fome.
DESSA CARIDADE COMPASSIVA DE JESUS O EVANGELHO refere-nos rasgos admiráveis.
Convidado Certo dia para assentir as bodas de seus parentes em Caná, JESUS assentou-se á mesa com os seus discípulos a fim de participar da alegria dos espaços .
Mas eis que pelo comparecimento inesperado desses novos convivas, os recém-casados de repente se acham em grandes apuros. Falta o vinho, e como eles, pela sua pobreza, não podiam remediar esse mal, sentem-se muito magoados e confundi dodos.
O Coração de JESUS, porem ,
tão sentindo , comove-se com a tristeza deles e impelidos pela sua bondade resolver socorrê-los
nas necessidades que os entristeciam duplamente nesse os entristeciam duplamente nesse dia de alegria.
é conhecido o milagre que JESUS fez:
converteu a água em vinho,
que nós nunca esqueçamos desde milagre e nunca queramos fazermos milagres pelos nosos meritos\
JESUS QUER REALIZAR ESTAS MILAGRES A TODOS MOMEAMENTOS NA NOSSA S VIDAS NUNCA ESQUEÇAMOS DE COLOCAR JESUS EM primeiro LUGAR EM NOSSO VIDA POR QUE É ISSO QUE ELE DESEJA E ESPERA DE NÓS AMAI-VOS- EM PRIMEIRO LUGAR.
terça-feira, 22 de maio de 2012
SANTA RITA DA MISERICÓRDIA
RITA SANTA DA MISERICÓRDIA
Rita,Santa da Misericórdia,plena de amor,bondade nós viemos te louvar.
Rita que tesouro tu encobrei sob teu véu de humildade.
Quanto exemplo tu nos das Rita, com doçara infinita.Silenciosa,
obediente,aceitou tua missão.
Rita,mãe,esposa paciente,encontrou paz ,esperança,Nos caminhos da oração.
Hoje,ela é vitoriosa,qual estrela fulgurante,
Rita brilha lá no céu, recebeu de DEUS a plana gloria
Entre os anjos,em meio á luz,vive ao lado de JESUS
Rita padroeira muito amada,teus devotos reunidos,querem te
homenagear,somos uma Igreja peregrina,percorremos nos teus
caminhos,procurando te imitar.
Rita,Santa bem-aventurada,muitas graças alcançadas,se pedirmos
com fervor,mostra teu sinal de caridade, atendendo este povo,
que te roga com amor.
Rita, te oferecemos rosas,belas,puras,perfumadas,
Como foi teu coração,braços estendidos para o CÉU.
Nós queremos te alcançar.Rita estende tuas mãos.
JEUSUS E O ESFAIMADO
ORAÇÃO DE SANTA RITA
Ó poderosa Santa Rita,chamada santa dos impossíveis,
Advogada nos casos desesperados,
Socorro na ú´ltima hora,refujo nos momentos da dor arrasta
as almas ao abismo do crime e da desesperadão,com toda a confiança em vosso celeste patrocínio recorro a Vós neste caso
difícil e imprevisto que oprime dolorosa o meu coração.
Diesei-me,ó cara Santa Rita,não me quereis ajudar e consolar?
Queris afasta o vosso olhar; a vossa piedade
do meu coração tão povoado pela dor?
Também vos sabei o que é o martírio do coração.Pelas dores
atrozes que sofrestes, pelas lágrimas amargas que santa mente
derramastes,ah,vinde em meu auxilio,falai,resgai,intercedei por mim,
que não ouso fazê-lo junto do coração de DEUS.
Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação
Alcançai-me a graça que desejo,por que quero alcanas-la,
sendo-me ela tão necessária.
Apresentada por vós,que sois tão cara a DEUS,
a minha prece sera certamente atendida.
Dizei ao Senhor que desta graça servir-me-ei para melhorar a
minha vida e aos meus hábitos, proclamar na terra e no Céu,
MISERICORDIA DIVINA
ASSIM
domingo, 20 de maio de 2012
ADORAR IMAGENS
Uma das mais frequentes acusações que nós , católicos sofremos ,é a de nossos irmãos protestantes, é a de praticar a "idolatria", porque, segundo eles " adoramos " imagens .
Trata-se de uma acusação absolutamente sem fundamento que somente se explica pelo desconhecimento da palavra de DEUS .
Com efeito os protestantes falam esse tipo de coisa dos católicos muitas vezes de modo agressivo simplesmente porque não sabem o que é idolatria.
Trata-se de uma acusação absolutamente sem fundamento que somente se explica pelo desconhecimento da palavra de DEUS .
Com efeito os protestantes falam esse tipo de coisa dos católicos muitas vezes de modo agressivo simplesmente porque não sabem o que é idolatria.
Idolatria não é o uso de imagens no culto DIVINO,
mas pensar em uma criatura o culto de adoração a que devemos exclusivamente a DEUS.
È por isso que São Paulo Apostolo nos adverte que a avareza é uma idolatria ( cf Col 3,5),
Uma vez que o avarento coloca o dinheiro no lugar de DEUS, como o valor supremo de sua vida.
mas pensar em uma criatura o culto de adoração a que devemos exclusivamente a DEUS.
È por isso que São Paulo Apostolo nos adverte que a avareza é uma idolatria ( cf Col 3,5),
Uma vez que o avarento coloca o dinheiro no lugar de DEUS, como o valor supremo de sua vida.
Quem, portanto, não coloca a DEUS como valor supremo de sua vida, não apenas nega a adoração exclusiva menente a ELE devida , como também prejudica a si próprio.
Por isso DEUS ordenou no primeiro mandamento de Sua Lei :
EU SOU o SENHOR TEU DEUS,
que te tirei da terra do Egito , da casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim ( Ex 20,2-3 ).
EU SOU o SENHOR TEU DEUS,
que te tirei da terra do Egito , da casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim ( Ex 20,2-3 ).
Todavia ,se devemos adorar somente a DEUS,
isso significa que não devemos honrar e invocar seus santos e anjos.
O mesmo DEUS que ordenou que adorássemos só a DEUS,
também mandou honrarmos pais (cf Rm 20,12),
os nossos superiores e as pessoas mais idosas.
Prestes honrar a sessa pessoas, simples criaturas,nada prejudicar a adoração devida exclusivamente ao criador.
isso significa que não devemos honrar e invocar seus santos e anjos.
O mesmo DEUS que ordenou que adorássemos só a DEUS,
também mandou honrarmos pais (cf Rm 20,12),
os nossos superiores e as pessoas mais idosas.
Prestes honrar a sessa pessoas, simples criaturas,nada prejudicar a adoração devida exclusivamente ao criador.
Também o culto aos santos, longe de diminuir a gloria de DEUS , lhe dá o maior incremento possível.
Canta a virgem Maria no Magnificar que ' O Poderoso fez em mim maravilhas" Lc 1, 49).
Quando honramos retamente um santo, proclamamos as maravilhas que a graça de DEUS operou na vida dele.
como se diz no prefacio dos santos "na assembleia dos santos vós sois glorificado e, coroando seus mérito,
exaltarei vossos próprios dons".
A santidade que veneramos nos homens santos é dom do único santo .
Honrando os santos , glorificamos a DEUS que os santificou.
JESUS CRISTO É " A IMAGEM VISÍVEL DE DEUS INVISÍVEL".Canta a virgem Maria no Magnificar que ' O Poderoso fez em mim maravilhas" Lc 1, 49).
Quando honramos retamente um santo, proclamamos as maravilhas que a graça de DEUS operou na vida dele.
como se diz no prefacio dos santos "na assembleia dos santos vós sois glorificado e, coroando seus mérito,
exaltarei vossos próprios dons".
A santidade que veneramos nos homens santos é dom do único santo .
Honrando os santos , glorificamos a DEUS que os santificou.
( cf Col 1, 15).
SE antes eu não podia fazer imagem de DEUS,pois em quanto tal ELE e´ invisível ;
apos a incarnação do Verbo eu não apenas posso como devo fazer imagens,
pra testar que DEUS se fez visível aos olhos dos homens.
Ensina São João Damasceno:"Quando virmos aquele que não tem corpo torna-se homem por nossa causa,então poderemos escutar a representação de seu aspecto humano.
Quando o invisível,revestido de carne norna-se visível,então representa a imagem daquele que apareceu..."
Rejeitar as imagens sagradas e´ voltar as Antiga Lei,quando DEUS ainda não tinha se feito homem.
Quem defende isso,para ser coerente,deve também praticar a circuncisão e guarda´ o sábado,como e´ prescrito na Lei de Moisés.
]
Para essas pessoas o Cristo não veio ainda.
Portanto, beijar uma imagem ou aceder uma vela não são práticas idolátricas, mais atos de piedade
.So´ mentes pessoas ignorantes,que não compreendem os Dogmas da FÉ´em seu verdadeiro sentido, podem ter a audácia de chamar de idolatria essas práticas.
Quem venera uma imagem venera a pessoa que nela esta representada.
Aquilo que a Bíblia nos ensina com palavras, a imagens nos anunciam com figuras visíveis.
A imagem representa,torna presente a pessoa simbolizada.Por isso podemos rasgar diante das imagens como se estivéssemos diante das personagens que elas representam.
Todavia, não podemos confundir essa presença, que é meramente simbólica, com a presença real de NOSSO SENHOR NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
Na imagem JESUS esta presente como em um símbolo; na EUCARISTIA, como realidade substancial.
Assinar:
Postagens (Atom)