domingo, 27 de maio de 2012

OS FRUTOS DO ESPIRITO SANTO

 
    "Vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça". (Jó 15, 16)
        DEUS nós escolheu, não nos tirou do mundo, simples mente nos separou do mundo, quiz e quer que sejamos santos. E nesta caminhada devemos exercitar as virtudes teologais, fé, esperança, amor. Devemos buscar estas virtudes para que a santidade  se complete mais e mais em nós .
"Não fostes vós  que me escolhestes , mas eu vos escolhi a vós e vos contribui para que vades, e produza frutos, e o vosso fruto permaneça (Jó 15, 16) JESUS constituiu cada um de nós, nós estabeleceu para que produzamos frutos e que estes frutos permaneçam no meio da comunidade. Essa é a vontade de DEUS para nós ,que produzamos frutos.
      No nosso Batismo DEUS nós dá virtudes que nos auxiliam a viver uma vida de santidade . E ao viver essa vida de santidade , produzimos frutos. "o fruto do Espirito paz, amor, alegria, bondade, mansidão, autodomínio".(Gál 5,22) . Quando plantamos uma arvore, especialmente uma arvora frutifica, a nossa  é de que ela venha produzir frutos para nós. Também DEUS quando escolheu , destinou e estabeleceu  ELE o fez com intuito de que nós pudéssemos produzir frutos.
      quando o anjo do Senhor anunciou a Maria, o Espiritizo Santo começou em seu seio um precessão que gerou  um fruto: JESUS. O mesmo Espirito Santo que trouxe a vida  ao seio de Maria, quer fazer igualmente  em nós, quando aceitamos viver essa vida JESUS.O Espirito Santo quer fazer em nossas vidas o mesmo que ELE fez Na vida de Maria :Gerar JESUS  de tal sorte que daqui a um tempo já não sejamos nós   a viver mas que seja Cristo a viver em nós, quando aceitamos exercitar essas virtudes que nos são propostas, o Espirito vem gerar em nós o fruto , por exelenciaque é o próprio JESUS
     No Evangelho de São Mateus 13 4ss; JESUS nos fala de" um de um semeador que saiu a semear , e uma parte caiu em um terreno pedregoso, outra parte em terreno cheio de espinhos,e outra em terreno bom .E a semente que caiu em terreno bom produziu frutos , cem por cento sessenta por um, trinta por um " Cada um de nós é um terreno diferente Uns de beirada estrada , outros pedregosos , outros cheios de espinhos, outros bons.
      Não importa o tipo de terreno que sejamos . O que importa é que só JESUS pode transformar  o terreno ruim em terreno bom.Só o Espirito Santo pode fazer com que nós  deixemos de dar abrolhos e passemos a dar frutos bons. Ele não espera que passemos de um terreno de beira de estrada para um terreno fértil.mas quer começar trabalhar no nosso terreno do jeito que ele é. E a medida que aceitamos a ação de DEUS em nossa vida , a medida que permitimos que ELE trabalhe em´nós ,os frutos vão aparecer À medida que nós caminhamos , á medida que somos mais imitadores de CRISTO , mais os frutos vão brotando dentro de nós. As vezes queremos que os frutos caiam do céu. Não é assim . Os frutos do Espirito Santo são uma consequencia de uma caminhada. quando nós esforçamos para praticar as virtudes. DEUS nos recompensa com os frutos da paz. amor, alegria... DEUS espera produzir frutos em nós, porque se não houver frutos , ELE nos vai cortar. Em Isaías 5,1ss lemos: Meu amigo possuía uma vinha ... E contava com uma colheita de uvas, mas ela só produziu agraços,... Eu a farei devastada , não será podada, nem cavada, e nela crescerão apenas sarças e espinhos..."
     Cada terreno precisa de um preparo para receber a Palavra de DEUS, precisa de um preparo para receber o Espirito Santo, para que possa produzir JESUS interiormente.
     Muitos de nos  somos terrenos de beira de estrada .Duros, corações fechados , tão fechados que a Palavra de DEUS não penetra. Mas não devemos desesperar e sim deixar que JESUS mude  os nossos corações , a ceita-LO em nossas vidas . Outros de nós somos como terrenos pedregosos, onde as plantinhas as vezes até nascem, mas morrem porque as raízes não penetraram no solo . Muitos queremos ser Cristãos em um só dia , mas DEUS quer que produzamos frutos na perseverança . ELE nós dá liberdade de escolha: se um pé de abobora ou um cedro . A abobora não aprofunda raízes, você joga a semente ao solo , ela nasce, cresce, produz frutos, mas no ano requinte você vai lá  e ela já morreu. Não é isto que DEUS quer. ELE quer que sejamos um cedro. Firme ,sereno,, fundamentado naquilo que é essencial. Na oração, na Palavra ,NELE. O penúltimo terreno que JESUS fala  é aquele cheio de espinhos . A semente cai , começa nascer , mas é sufocada  pelos espinhos: vaidade, orgulho,.... Podemos ter todos os dons e não termos santidade.Sinal de santidade em nós  são as virtudes de DEUS que se manifestam em nós. JESUS nós fala por ultimo do terreno fértil que produz frutos . E a receita  para produzirmos frutos é estarmos  ligados a JESUS , termos comunhão Com JESUS,deixar que ELE nós transforme mais NELE... "EU SOU A VIDEIRA E VÓS OS RAMOS. Quem permanecer em mim e EU nele , este dá muito fruto:Porque sem mim nada podeis fazer". (Jó 15,5)
Não há condição de produzir frutos para Jesus debaixo de sombra e água fresca. Precisamos produzir frutos para Jesus, diante das tribulações, diante das dificuldade.
Nós podemos classificar os frutos do Espirito Santo em três tipo:
> Os frutos para relacionarmos com Deus que são amor e fidelidade, e, se temos no caminho certo, porque o maior mandamento é " amar a Deus sobre todas as coisas ".
> Os frutos para relaciormo-nos conosco mesmo: mansidão, autodomínio, paciência conosco mesmo. " Amar o próximo como a ti mesmo".
> Os frutos para relacionar-mos com nossos irmãos. " Amar o próximo como a ti mesmo".
Precisamos, pois, pedir a Deus frutos para relaciormos-nos com Ele, conosco mesmo e com nossos irmãos. É isso que Deus quer de nós, que possamos produzir frutos, porque Ele nos dá a semente da vida. Amém.(Manoel Rosário Santos )


                                                      
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário