quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MINHAS FALTAS



                                                  
 Se tenho sido negligente em rejeitar os pensamentos de suspeitas ou juizo temerário.
    Se  dei parte a outros de minhas supeitas ou juizos tenários, faltando assim com a caridade.
    Se tenho tido aversão ou ódio de outros, e se não fiz esforços para  dissipar este sentimento mau.
     Se tenho julgado temerariamente os outros.
     Se tenho me entretido, voluntariamente, ou por negligência, em ensinamentos de rancor contra aqueles que me ofendearm.
      Se tive desejos de vingancia contra alguém, e se tornei a resolução de pô-los em prática.
       Se tive sentimentos de inveja para com o proximo.
       Se me alegrei com alguma desgraça que aconteceu ao proximo.
       Se, em vez de me edificar com as virtudes do próximo, as tenho rebaixado.
       Se tenho desejado algum mal ao proximo.
       Se recusei dar ao proximo alguma alegria ou fazer-lhe algum bem  que estivesse a meu  alcance.
      Se tenho  me recusado a pedir perdão a alguem depois de o ter ofendido, ou reconciliar-me com ele , quando ele pedir perdão.
      Se tenho deixado de rezar por aqueles que,por titúlo natural e divino, tem direito as minhas orações.
      Se tenho falado mal do proximo e por que: motivo leviandade, inveja, ou ressentimentos, etc...
      Se tenho caluniado o proximo ou exagerado as suas faltas, em coisas importantes ou leves.
      Se fiz algum mexirico, pertubando assim a boa harmonia entre os outros.
       Se a meu proximo tenho feito repreensões amargas ou injustiças, se lhe tenho dito palavras ásperas, picantes, ou injuriosas.
       Se só, ou diante de outras pessoas, tenho zombado dele em sua ausência, e se o fiz mesmo em sua presença;
        Se dei escâdalo.
        Se, por maus exemplos, conselhos ou crìticas, desviei alguem da pratica da virtude.
        Se aconselhei a alguem que se vingasse ou fizesse algum outro mal.
        Se por adulação aprovei o mal que  em conciência sabia não ser bem
        Se enganei o próximo., assegurando-lhe que uma coisa, na realidade proibida, era boa ou lícita.
        Se tenho mentido ou exagerado em minhas palavras.
        Se cheguei a ferir, exagerado em minhas palavras.
        Se cheguei a ferir, espancar ou tirar a vida do proximo.
        Se levei o proximo a praticar ações obscenas e imorais.
        Se dei mau exemplo à minha familia em materia moral.
        Se tive mau convívio, por culpa própria,com meus familiares, amigos e conhecidos.
        Se tenho me a propriado dos bens do proximo: se tenho me enriquecido ilicitamente à cauta do proximo: se tenho pago  o justo salário aos empregados.
       Se tive pensamentos de orgulho, considerando-me mais que os outros.
       Se tenho me revoltado contra as humilhações e repreensões merecidas.
       Se tenho demorado volutariamente, em pensamentos de vaidade, ou em tudo e que pode lisonjear meu amor proprio.
       Se falei com vaidade de mim ou dos meus merecimentos, verdadeiros ou supostos.
        Se tenho me demorado voluntariamente em pensamentos ,se li com málicia alguma coisa,
    Por tudo isto Ò MEU DEUS, profundamente humilhada diante de VOSSA MAGESTADE SOBERANA, eu Vós peço perdão: detesto, de todo meu coração, todos os pecados que tenho cometido em minha vida, mas particularmente depois da minha ultima confissão, tanto aqueles de que não  tenho mémoria: eu os detesto e deles me arrependo de todo o coração.
     Senhor eu creio, que  dando-VOS a mim no divino SACRAMENTO, e reconhecendo-VOS por meu CRIADOR E REDENTOR, TU ES MEU SENHOR,  MEU UNICO E SUMO BEM.
                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário