sexta-feira, 17 de novembro de 2023

SER SANTO SEGUNDO SANTO AFONSO

 

SER SANTO SEGUNDO STO. AFONSO

cedido pelo blog Eremitas de Jesus Misericordioso

17/11/2023

Santo Afonso de Ligório, em seu livro “A prática do amor a Jesus Cristo”, mostra seis pontos para nos tornarmos santos:

1- Evitar todo o pecado deliberado, mesmo leve. Se por acaso cairmos em algum pecado, não ficar perturbado nem impaciente. Apenas fazer com calma um ato de contrição e de amor a Jesus e prometer-lhe não mais ofendê-lo e pedir-lhe a graça de lhe sermos fieis (se for necessário, confessar-se).

2- Desejar ardentemente se santificar. Sem esse desejo, não conseguiremos.

3- Estar bem resolvido a atingir a perfeição. Com o auxílio divino, a pessoa resoluta vence tudo.

4- Fazer todos os dias uma ou duas horas de oração mental. Nunca omiti-la.

5- Consultar o diretor espiritual ou o confessor quanto à comunhão diária e as penitências. Não fazer penitências externas, como o jejum, sem o consentimento do confessor ou do diretor espiritual.

6- Rezar continuamente. Recorrer à intercessão do nosso Anjo da Guarda, dos nossos santos padroeiros e, principalmente, da Santíssima Virgem, e se recomendar a Jesus Cristo em todas as necessidades. Fazer isso principalmente quando nos sobrevier alguma tentação. Quem reza, vence: quem não reza, é vencido.

Eu sublinharia, nessa orientação de Santo Afonso, a oração. O segredo do nosso êxito é a oração, e não uma oração curtinha, mas um tempo bom de oração diariamente. Uma parte de nosso dia deve ser dedicado à oração. Eu diria que, no mínimo, umas três horas.  O santo insiste, também no nosso propósito de sempre fazer a vontade divina em tudo o que fizermos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário