sexta-feira, 9 de junho de 2023

PERDOAR-SE

 

PERDOAR-SE

09/06/2023 –

Jesus mandou-nos amar o próximo como a nós mesmos, ou seja, amar o próximo com a mesma intensidade com a qual nos amamos.Ora, se ele também nos mandou perdoar o próximo das ofensas que dele recebemos, logo, como 1+1=2, nós também devemos perdoar a nós mesmos.

Tive esse pensamento durante a Hora Santa e resolvei pesquisar um pouco em minhas lembranças. Entre elas, veio-me à mente o procedimento que fiz, há muitos anos, com a Dra. Renate Jost Moraes, em BH, chamado ADI: Abordagem Direta do Inconsciente. Nesse tipo de abordagem vemos como um dos nossos procedimentos que mais nos trazem problemas a nível psicológico, mental e até mesmo físico (muitas doenças provêm de assuntos passados mal resolvidos) é o fato de que muitos não perdoam as pessoas e não se perdoam, talvez mesmo até fizeram isso num determinado ponto de seu passado. Algumas vezes trazemos problemas de coisas que ocorreram com nossas mães durante a gestação. Isso também é abordado por outros ramos de psicologia além da ADI.

O que me levou adiante nesse pensamento foi, também, conhecer nestes dias, por acaso, o livro de Eddie Jaku, “O homem mais feliz do mundo”, acessível em áudio no YouTube. Ele era alemão naturalizado australiano, sobrevivente do Holocausto, mas conseguiu fugir da Auschwitz aos 25 anos. Casou-se em 1946, escreveu esse livro, única obra sua, aos 100 anos e faleceu aos 101 anos em 2021.

Mesmo com todo o sofrimento pelo qual ele passou, inclusive com a morte dos pais no campo de concentração. Ao nascer seu primeiro filho, Michael, em 1947, ele fez o propósito de viver sempre feliz, sem ódio, sem rancor, de viver sem olhar para traz. Diz que isso é possível, mesmo reprovando os erros e não gostando de certos tipos de pessoas. Como eu sempre digo, gostar é diferente de amar. Jesus não nos mandou “gostar de”. Ele nos mandou amar, mesmo que não gostemos. Podemos dizer que Jesus não gostava dos fariseus, mas os amava como ama a todos nós.

O lema da vida do sr. Eddie resumia em ser feliz, nunca odiar ninguém, nunca agir mal com qualquer pessoa, e sempre amar: a (a) esposa (o), a família, os amigos sinceros. Ele teve um amigo no campo de concentração que muito o ajudou (a ajuda foi mútua), e ele diz que se não fosse essa amizade e mesmo algumas outras, ele não teria sobrevivido. Eles se encontraram na Bélgica após a liberdade e ficaram amigos até o fim da vida desse amigo, que faleceu antes dele.

Podemos reprovar muitos de nossos atos passados, mas devemos nos amar, ou seja, nos perdoar, dar-nos uma chance de recomeçar a vida de modo melhor, no amor, sem ódio, sem olhar para trás (a não ser para fazer uma revisão ou uma abordagem reparadora). Muitas coisas que fizemos no passado devem ser vistas no contexto em que vivíamos, e isso redime em muito a nossa culpa.

Viver o dia de hoje. Esse é o lema do sr. Eddie, mas sem que ele o soubesse (ele era judeu), também o foi de Santa Faustina, São João Bosco, São Francisco de Assis. O passado não mais existe. O futuro ainda não existe. Só temos a nosso dispor o dia de hoje. Mas o importante é que o nosso futuro vai depender de como vivemos hoje o presente.

Portanto, amigos e amigas, o importante para vivermos uma vida feliz, sem traumas, sem problemas aparentemente insolúveis, e mesmo para nos curarmos de certas doenças provindas do ódio e do fato de não nos perdoarmos, o importante é nos perdoar. Perdoemo-nos! Amemo-nos! Sempre seguindo o que Jesus disse: Amar a Deus, amar o próximo, amar-se a si mesmo. Sempre na mesma intensidade. Para que consigamos tudo isso, precisamos confiar plenamente em Deus. Sem Deus nada conseguiremos.

Para os detalhes do livro do sr. Eddie, veja este link: EDDI JAKU: NÃO OLHAR PARA TRÁS

Teófilo Aparecido de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário